Goulash, a original sopa húngara (Gulyás leves)
Receita original da famosa sopa húngara goulash. Descrição de todo o modo de preparo para você sentir o gostinho da culinária dos “magyar” na sua casa.
Mesmo vivendo já alguns anos na Hungria, a sopa goulash ainda chama minha atenção quando tenho a oportundade de saborear em um restaurante típico local (longe de áreas turísticas) ou, melhor ainda, feito por uma vovó húngara.
Abaixo você encontra a receita original da famosa sopa goulash – ou, se preferir, a Gulyás leves.
Ingredientes (quantidade para 6 pessoas)
600g de carne bovina (de preferência perna) cortadas em cubos
300g de cenoura, descascadas e cortadas
300 g de pastinaga (a “cenoura branca”), descascadas e cortadas
600g de batata, descascadas e cortadas
1-2 tomates cortados
1-2 pimentões verdes, sem sementes e fatiados
4-5 cebolas bem picadas
30g de banha
3-5 colheres de chá de pimenta vermelha
Sal a gosto
Pasta de páprica a gosto
Tomilho
Manjerona
1 colher de chá de semente de alcaravia (também conhecido como cominho)
1 copo de vinho tinto (opcional)
Para o “csipetke” (macarrão de ovo):
1 ovo
Sal a gosto
100g de farinha
Modo de preparo
Em uma panela aqueça a banha (a gordura de porco usada para cozinhar). Refogue a cebola, acrescente os pedaços de carne e mexendo sempre, doure-os de todos os lados, acrescente o pimentão vermelho, misture bem e acrescente água o suficiente para cobrir a carne. (Você pode começar com o vinho). Comece a adicionar os temperos, o sal, um pouco de pasta de páprica, o tomate e o pimentão verde e as sementes de alcaravia (também conhecido como cominho). Tampe a panela e deixe ferver lentamente por 1,5 a 2 horas, mexendo ocasionalmente e adicionando mais água, se necessário.
Enquanto isso, prepare o “csipetke”. Em uma tigela misture um ovo com uma pitada de sal e a quantidade de farinha necessária para formar uma massa bem firme. Deve ser o mais firme possível. Quando estiver pronto, abra como se fosse um bolo achatado e, usando os dedos, rasgue em pedaços pequenos e espalhe-os sobre uma superfície enfarinhada e polvilhe mais com farinha.
Quando a carne estiver pela metade do cozinhamento, adicione as cenouras e as pastinagas e um pouco de água, se necessário, e continue fervendo até que a carne esteja quase pronta. Em seguida, e não antes, adicione as batatas picadas, encha a panela com a quantidade de água necessária (geralmente 1,5 litro para 6 porções) e cozinhe a sopa por mais 25-30 minutos até que todos os ingredientes estejam macios.
No final leve a sopa para ferver, junte o “csipetke” e deixe cozinhar 5 minutos mexendo sempre. Prove para verificar se está bem temperado e sirva o ensopado.
LOCALIZAÇÃO E MAPA
Budapeste, Hungria.